BRT ABC: De Promessa de Metrô à Realidade do Ônibus Elétrico
Projeto de corredor, que substituiu a desistida Linha 18-Bronze, enfrenta atrasos mas se prepara para conectar a região à capital com frota sustentável.
Anunciado como uma solução mais rápida e econômica após a desistência da Linha 18-Bronze de metrô, o BRT ABC se tornou um dos projetos de transporte mais aguardados pela população da região. O projeto, no entanto, tem um histórico de adiamentos, mas a expectativa é que o corredor de ônibus rápido finalmente comece a operar em meados de 2026.
Com 17,3 km de extensão, o BRT ligará o centro de São Bernardo do Campo ao Terminal Sacomã, em São Paulo. De lá, os passageiros poderão fazer a integração com a Linha 2-Verde do Metrô, utilizando o Expresso Tiradentes.
O projeto é a grande aposta do governo para a mobilidade do ABC, que ficou sem o Metrô da Linha 18-Bronze, abandonado em 2021. A desistência da obra de metrô, que atenderia a mesma região, resultou em um litígio e na necessidade de o Estado pagar uma indenização à concessionária que havia vencido a licitação.
Tecnologia e Impacto
O novo corredor será exclusivo para uma frota de 82 ônibus 100% elétricos e articulados, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB. A tecnologia promete não apenas um transporte mais confortável, mas também mais silencioso e com baixa emissão de poluentes.
A expectativa é que o sistema transporte mais de 173 mil passageiros por dia, com o trajeto completo podendo ser feito em cerca de 43 minutos. Apesar dos atrasos, o projeto segue avançando, com a aceleração das obras e a confiança dos prefeitos da região de que o prazo de junho de 2026 será cumprido. A entrega do BRT é vista como um passo importante para desafogar o trânsito e oferecer uma alternativa de transporte de massa para o ABC, mesmo que em um formato diferente do metrô originalmente prometido.
